sábado, 7 de maio de 2011


Em comemoração aos 50 anos da colonização do povoado do Treze, promovida pelo visionário Antonio Martins de Menezes, o portal Lagartense lançou a quarta edição da sua versão impressa trazendo uma matéria que mostra parte desta história, engrossando a lista de homenagens ao fundador daquele que se tornaria o maior povoado do município de Lagarto.
As consultas sobre a matéria poderão ser feitas também ao logo deste blog que trata direta e exclusivamente da saga deste homem, símbolo do pioneirismo de movimentos sociais que mudaram a história lagartense, ao lado de nomes como Monsenhor Daltro.

A mais antiga habitante da Colônia Treze


Fugida do bando de Lampião, a família de Josefa Maria de Jesus chegou em Lagarto primeiramente no Sobrado e depois, por influencia de Antonio Martins, veio para o lugar chamado de Tangente, e que acabaria chamado de Colonia Agrícola Antonio Martins de Menezes e mais tarde de Colonia Agrícola do 13. A foto da casa abaixo mostra a padronização arquittônica imposta no projeto de Colonização propriamente dita com desmatamentos, demarcações, financiamentos bancários e posses, levada a frente pelo benfeitor "Antonio de Porfírio". Simpática e bastante lúcida, contadora de estórias, D.Josefa completou 97 anos.


Casa padrão do início da colonização do Treze.