terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Amor incondicional

















Joel José de Souza


Quando o comércio do fumo de Lagarto começou a transferir-se para Fortaleza/CE, o centro de negociações de peso, Joel que a esta altura havia saído da Marinha do Brasil, e transformara-se em "caminhoneiro", conheceu A. Martins. Daí por diante realizaram muitas viagens juntos onde ouviu muito ou quase tudo dos sonhos de Antonio de Porfírio.

Enveredaram por outras regiões como Rio Real/BA. Viviam em barracões em terras devolutas da União, por onde o homem jamais havia passado. Martins levava colonos arrendados em Lagarto e próximos da região para abrir primeiro picadas e depois com máquinas estradas usadas até hoje.
Como prefeito, Joel afirma: "A. Martins foi colocado na prefeitura de Lagarto por intermédio do povo do Treze."

A ligação dele com o povo da colônia era tão grande que eleito, deixou a Prefeitura de Lagarto nas mãos do irmão Zeca e foi para a Colônia que era na verdade, a sua vida.

Ainda segundo Joel, o perfil de A. Martins era o social, o favorecimento, a ajuda, o crescimento, a oportunidade sempre para os mais necessitados. Como ser humano, Joel destaca uma passagem ocorrida em Aracaju quando a esposa de Menezes, doente, internou-se no Hospital São Lucas por conta do diabetes que era grave. Joel emprestou uma certa quantia a A. Menezes, que a colocou no bolso. Nisto foram chegando pessoas que o conheciam, pessoas também com diversos problemas de saúde. Como eram pessoas simples e com problemas financeiros, pediam ajuda ao seu benfeitor. Martins, a cada pedido, tirava do bolso o dinheiro que Joel lhe emprestara. Em menos de duas horas A. Martins não tinha mais nenhum tostão da referida quantia.

Com relação a COOPERTREZE - Cooperativa do Treze, Joel afirma que a mesma foi fundeada nas terras compradas de A. Martins, e só foi fundada por ter sido uma idea sua. Mesmo assim, a COOPERTREZE não rendeu nenhuma homenagem ao seu idealizador e facilitador territorial.


Postado por Antonio de Medeiros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário